domingo, 14 de junho de 2009

HELIOGÁBALO (o imperador híbrido)

Sestio Vario Avito Bassian (em latim Sextu Varius Avitus Bassianus), mais conhecido como Heliogábalo (203 - 11 de Março de 222), foi proclamado imperador Romano no ano de 218 com apenas quatorze anos de idade.

Heliogábalo nasceu na Síria e seu nome era de difícil pronúncia para os romanos, por isso ao ser declarado imperador usou o nome Marco Aurélio Antonino (em latim Marcus Aurelius Antoninus), que é uma tradução prática de seu nome original. O seu comportamento excêntrico fez com que o povo passasse a acreditar que Heliogábalo era homossexual e travesti, além disso ele tentou impor o culto sírio ao deus Deus Sol Invicto no Império Romano. Devido a isso Heliogábalo foi perdendo a confiança do povo, do exército e do Senado Romano até que ele e sua família foram mortos pelos próprios soldados romanos. Casou-se cinco vezes, sendo que três de suas esposas são historicamente reconhecidas. Apesar de seus breves casamentos com mulheres, e além de seus apetites sexuais ilimitados por homens "bem dotados", Heliogábalo mantem longa relação amorosa com um escravo louro, a quem chamou de marido em várias ocasiões, conforme registrado nos anais da história. Os tabus supostamente quebrados pelo imperador, segundo os registros históricos, parecem intermináveis. Heliogábalo teria oferecido pagamento a médicos que transformassem o seu pênis em vagina, levando muitos historiadores à conclusão de Heliogabalo ter sido uma transexual.

Se em torno do cadáver de Heliogábalo, morto sem sepultura, e degolado pela sua polícia nas latrinas do seu palácio, há uma intensa circulação de sangue e de excrementos, em torno do seu berço há uma intensa circulação de esperma.